webtvcastelo.com

Friday, 26 de April de 2024
MENU

Notícias / Castelo do Piauí

COE aponta aumento de casos de Covid, mas mantém flexibilização do uso de máscara no Piauí

Atualmente, com base no decreto estadual, o uso de máscara permanece obrigatório:

183
COE aponta aumento de casos de Covid, mas mantém flexibilização do uso de máscara no Piauí
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), do governo estadual, em reunião na última sexta-feira (3), decidiu manter a flexibilização do uso de máscara em ambientes fechados. Os representantes do COE apontaram aumento de casos de covid no Piauí. 

Com a decisão, o decreto da governadora Regina Sousa não sofre alteração. Há liberação do uso de máscara nos  municípios com mais de 60% da vacinação da dose de reforço. Na reunião, os infectologistas, pesquisadores e técnicos da saúde decidiram que diante do aumento de casos em todo o país vai intensificar o monitoramento. 

Com o recente aumento de casos, algumas cidades brasileiras já voltaram a recomendar o uso, ou seja, não tornaram obrigatório, mas estão reforçando a necessidade de uso do material.

Durante reunião, foi apontado que a situação da pandemia no Piauí continua sob controle, principalmente devido a vacinação, mas alguns sinais de alerta foram acionado, pois o estado chegou a ficar três semanas com número de casos de RT PCR zerados, mas na última semana já foram registrados dois casos.

O número de casos diagnosticados por testes rápidos de antígeno, em quantidade não especificada, também está indicando aumento, o que também tem preocupado. 

Diante do atual cenário, o Comitê de Operações Emergenciais decidiu manter flexibilização do uso de máscara, mantendo a obrigatoriedade para casos específicos, mas vai intensificar o monitoramento do número de casos e internações, além de reforçar a necessidade da obrigatoriedade do certificado vacinal, de acordo com o calendário do Plano Nacional de Imunização.

Atualmente, com base no decreto estadual, o uso de máscara permanece obrigatório: 

  • para idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente; 
  • em unidades, consultórios, estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes; 
  • em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.

“Foi deliberada a permanência do decreto em relação a utilização das máscaras em ambientes como instituições de saúde, assim como população imunossuprimida e idosa. É claro que permanecemos com o chamamento para as doses de reforço e bem como continuamos o monitoramento de vigilância para casos novos. Não a nível o Piauí, mas assistimos isso em outros estados, dessa tendência de aumento, se acontecer esse aumento fora da curva, da normalidade, claro que medidas serão estudadas e trazidas pelo cunho científico”, disse Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios.

Fonte/Créditos: TVCIDADE VERDE

Créditos (Imagem de capa): Arquivo/Cidadeverde.com

Comentários:

Veja mais