webtvcastelo.com

Friday, 26 de April de 2024
MENU

Notícias / Região dos Carnaubais

Saúde de Castelo do Piauí realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

A concentração foi em frente ao Mercado Municipal e teve a apresentação de um coral do CAPS e exposição de telas e artesanato produzidos nas oficinas terapêuticas

385
Saúde de Castelo do Piauí realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e a Secretaria de Saúde de Castelo do Piauí, em parceria com o Centro de Atendimento Psicossocial-CAPS, realizou nesta quarta-feira um evento em comemoração à data.

Na ocasião se fizeram presentes a secretária de saúde Sônia Soares, a 1ª dama do município, Socorrinha Azevedo, a coordenadora do CAPS, Drª Enilda Alves, profissionais e usuários do serviço de atendimento e autoridades políticas.

Foi destacado durante as falas que o tratamento a pessoas com transtornos mentais deve ser feito com amor, paciência e muita dedicação e não com aprisionamento e isolamento. Destacou-se que o fantasma do antigo Meduna, sanatório com tratamento psiquiátrico baseado em práticas hoje abolidas em grande parte, ainda ronda a Saúde Mental do Piauí.

“Estamos aqui para garantir e caracterizar os direitos das pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno mental ou estão vivenciando alguma doença psíquica. A gente vai lutar sempre para que essas pessoas possam ser tratadas de forma humanizada”, disse Enilda Alves coordenadora do CAPS.

“Aprisionar, prender, tratamentos obscuros, tratamentos sem respaldo médico ou científico, não funcionam. O que funciona é o cuidado, é a paciência, é o amor”, enfatizou a 1ª dama Socorrinha Azevedo.

A concentração do evento foi em frente ao Mercado Municipal e teve a apresentação de um coral formado por usuários do CAPS e exposição de telas e artesanato produzidos nas oficinas terapêuticas da instituição. 

Comentários:

Veja mais