Algumas pessoas questionam se São Vicente, localizada no litoral paulista, é mesmo a primeira cidade do Brasil. O local foi escolhido para a colonização dos portugueses após a descoberta do Brasil, no dia 22 de abril do ano de 1500 e virou cidade em 22 de janeiro de 1532, fundada por Martin Afonso de Souza, militar de Portugal.
Se você é daqueles que ainda tem dúvida se São Vicente realmente foi mesmo a primeira cidade do Brasil montamos uma lista rápida de quatro lugares que provam que São Vicente foi SIM a primeira cidade do Brasil:
Casa Martim Afonso
O fundador da primeira cidade do Brasil, Martim Afonso, residiu em uma fortaleza de pedra durante o ano de 1532, deixando a residência para os capitães-mores que sucederam. O local se tornou uma atração turística, onde foi construída uma estrutura para preservar as partes originais da fortaleza. A Casa de Martin Afonso é considerada o marco zero do Brasil.
Local: Praça 22 de Janeiro, número 469, Gonzaguinha.
Biquinha de Anchieta
Desde a fundação da cidade de São Vicente, os primeiros registros da Biquinha de Anchieta datam o ano de 1553. Na época em questão, o Morro dos Barbosas possuía 3 nascentes, a mais famosa delas, conhecida anteriormente como Fonte do Povoado, é preservada até hoje. O local é um marco histórico da chegada dos europeus no país, a água era utilizada para catequizar os indígenas. A Biquinha então se tornou uma praça comercial, extremamente conhecida na primeira cidade do Brasil.
Local: Praça 22 de Janeiro, São Vicente, local aberto.
Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente
Fundado em 5 de fevereiro de 1959, por Francisco Martins e Odete Veiga, o Instituto é o registrador oficial da história de São Vicente, gravando, contextualizando e ensinando sobre os passos do marco zero do país. O local foi restaurado e criado como sede pelo historiador Francisco. A arquitetura local é uma das principais relíquias da cidade, por ser a antiga casa do Barão Kurt GustavVon, investidor cafeeiro e posteriormente descoberto como espião durante a segunda guerra. O Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente possui um gigantesco acervo com 126 mil peças diversas, entre objetos antigos, arte, instrumentos etc. Além de sediar a biblioteca municipal, com 36 mil volumes.
Local: Rua Frei Gaspar, número 280, Centro.
Ponte Pênsil
A Ponte Pênsil de São Vicente foi a primeira obra do gênero no país. O local foi tombado como patrimônio histórico, inaugurado em 21 de maio de 1914, é uma construção fundamental até s dias de hoje. A ponte possui grande parte do material original na qual foi construída, vindo da Alemanha.
Fonte/Créditos: costanorte.com.br
Créditos (Imagem de capa): costanorte.com.br
Comentários: