Um animal silvestre conhecido no Piauí como "mambira" foi encontrado morto na calçada de uma casa no Residencial Amor situado no Bairro Fripisa, em Campo Maior, na noite desta quinta-feira (19).
Moradores registraram em imagens o chamado tamanduá mirim, animal que incide em vários estados do Brasil, inclusive no Piauí.
Populares estranharam a presença da carcaça do animal e até cogitaram que poderia ter sido morto por um cachorro, mas não é possível observar marcas de mordidos pelas imagens. Apesar do residencial estar localizado na saída da cidade pela Av. Nilo Oliveira e se avizinhar com áreas de mata, não é comum a incidência desses animais em áreas proximas ao centro urbano.
No estado do Piauí é comum a caça do mambira para ser usado como alimento, embora o animal esteja proteja por leis ambientais. Vários animais silvestres constam na lista de protegidos por leis ambientais sendo, portanto, proibida a caça para o consumo ou para outro fim qualquer.
Ambientalistas também alertam quanto ao risco de desequilíbrio ambiental por conta da caça predatória desses animais que têm seus predadores naturais, como a onça pintada e a jaguatirica, entre outros. Na falta desses víveres na mata, esses predadores acabam buscando alimento em sítios e fazendas.
Quanto ao exemplar morto encontrado no Residencial Amor, já não estava no local na manhã desta sexta-feira (20).
Fonte/Créditos: Carnaubais.Com
Créditos (Imagem de capa): Redes sociais
Comentários: