O macaco Chico, que ficou famoso "amolando uma faca" e "batendo roupas" voltou para a natureza nessa quinta-feira (6) após três meses de reabilitação. Junto com o grupo de nove outros macacos, com os quais viveu os últimos meses, Chico foi solto em uma região de mata na zona rural de Aroazes, no Norte do Piauí.
Os biólogos e veterinários, que acompanharam a soltura, espalharam cachos de banana pela mata próxima para atrair os macacos para sair da gaiola, a última em que entraram.
O local é uma área de soltura registrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), abrangendo a zona rural das cidades de Aroazes, Pimenteiras, São Miguel do Tapuio e Santa Cruz do Piauí.
Além de Chico e sua família de nove companheiros, foram soltos 22 jabutis e 13 jiboias, animais que foram vítimas de criação ilegal, mas foram resgatados ou entregues de forma voluntária.
Todos passaram por exames, que atestaram que estão saudáveis, e receberam microchips de identificação.
A Secretaria de Meio Ambiente de Aroazes também acompanhou a soltura, e estuda formas de ampliar as áreas de soltura no território do município.
Quando a gaiola se abriu, Chico foi um dos primeiros a correr para a mata. Segundo Fabiano Pessoa, veterinário do Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama-PI, o macaco famoso ganhou a liberdade tranquilo e bem ativo.
"O Chico é muito esperto e inteligente, demonstrou-se hábil e com características de disputa pela liderança no grupo, fato positivo pensando no aspecto da soltura", disse o veterinário Fabiano Pessoa.
A equipe de técnicos do Ibama, Semar e do Bioparque Zoobotânico ficarão os próximos dias na região, para observar a readaptação dos novos habitantes da mata. Entre eles, a bióloga Vanessa Gomes, do Bioparque Zoobotânico, que acompanhou toda a reabilitação do Chico.
Fonte/Créditos: G1 Piauí
Créditos (Imagem de capa): Reprodução/G1 Piauí
Comentários: