Iulla Waleska de Souza Miguel, aluna da 3ª série do CETI Cônego Cardoso, está entre os estudantes selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul 2025. Ela concorre a uma vaga presencial com o projeto "Escolas Climáticas por meio da Arborização e Agroecologia", desenvolvido em parceria com seu professor orientador, William Liarte. O projeto visa implementar atividades nas escolas que combatam as mudanças climáticas por meio da arborização e práticas agroecológicas.
A proposta busca enfrentar os impactos negativos das mudanças climáticas que geram desigualdades socioambientais em níveis municipal, estadual e nacional. A criação de uma escola climática, por meio da agroecologia e arborização, é uma resposta às crises climáticas intensificadas pelas atividades humanas e agravadas pelas desigualdades socioambientais que afetam toda a população.
Atualmente, Iulla está em período de campanha, e a votação ocorrerá de 19 a 21 de fevereiro. O material completo da campanha está sendo publicado no Instagram do CETI Cônego Cardoso (@ceticonego). A participação da comunidade é fundamental para apoiar essa iniciativa que busca promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental nas escolas.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa que proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países-membros e associados um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O tema desta edição é "A integração regional e as mudanças climáticas".
A campanha eleitoral ocorre entre 10 e 18 de fevereiro de 2025, e as eleições serão realizadas de 19 a 21 do mesmo mês. Podem votar jovens de 14 a 29 anos, por meio do link que será divulgado na página do PJM.
A etapa internacional do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2025, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países membros do Mercosul.
A participação de Iulla Miguel destaca o compromisso dos jovens piauienses com a sustentabilidade e a busca por soluções inovadoras para os desafios climáticos atuais. Seu projeto é um exemplo de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na promoção de mudanças positivas na sociedade.
Fonte/Créditos: Por: Fabricio Lima
Créditos (Imagem de capa): Redes Sociais
Comentários: