A Prefeitura de Castelo do Piauí, através da Secretaria de Saúde deu início na manhã dessa quinta-feira (20) a vacinação contra a Covid -19 em crianças de 5 a 11 anos que possuem comorbidades, a vacinação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Joazeis Alves Feitosa no centro de Castelo do Piauí.
O começo dessa nova etapa da campanha representa também mais um passo para superar a pandemia de coronavírus na cidade, com a ampliação da parcela da população protegida. A previsão é a de que se atinja todas as crianças do município com facha etária entre 5 e 11 anos, para que sejam imunizadas, de acordo com calendário escalonado por idade.
– É muito emocionante poder dar aos nossos filhos a esperança de que vamos superar esse momento ruim. Vim, aqui, fazer um apelo para que os pais castelenses acreditem na ciência, as pessoas estão deixando de morrer por causa da vacina. Não brinquem com a saúde de seus filhos, não acreditem em teoria fantasiosa, em mentira. Vamos vacinar nossa criançada e salvar o futuro dessa cidade – afirmou um pai logo depois de vacinar seu filho contra o vírus
A primeira criança a ser vacinada em Castelo do Piauí foi a garotinha Maria Clara Soares Pereira de 5 anos de idade. Moradora da localidade Lagoa do Frio, zona rural de Castelo do Piauí. Sua mãe a dona de casa Maria Arlene contou que estava bastante ansiosa com a espera da chegada do dia da imunização de sua filha.
A vacina que as crianças entre 5 e 11 anos receberão será a Pfizer pediátrica, a única atualmente autorizada pela Anvisa para esse público. O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. A imunização contra a Covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.
Para ser vacinada, a criança deve ir ao local no dia e hora agendados por a equipe de saúde de cidade, a mesma deve estar acompanhada pelos os pais ou responsáveis, com um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Crianças com deficiência e/ou comorbidades têm prioridade e podem ser imunizadas a qualquer momento, independentemente da idade, desde que tenham entre 5 e 11 anos.
Veja nossa reportagem direto do local da vacinação ao vivo.
Fonte/Créditos: webtvcastelo.com
Créditos (Imagem de capa): FabricioLima
Comentários: